17 de set. de 2012




Ocupação do Haiti

MINUSTAH: uma recomendação deplorável


“É uma vergonha, um escândalo e outro crime, além dos crimes de exploração e dominação da Comunidade Internacional sobre o Haiti” lamenta o Coletivo de Mobilização pela Reparação das vitimas do Cólera. Esta declaração é feita em reação à demanda do secretario geral da ONU, Ban Ki-moon de prolongar, por um ano a mais, o mandato da Missão das Nações Unidas pela Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Uma recomendação, que foi feita pelo Conselho de segurança em 31 de agosto de 2012 “eu recomento a prorrogação do mandato da MINUSTAH por um ano, até 15 de outubro de 2013...” declarou Ban Ki-moon no parágrafo 59 do relatório.
Em entrevista ao AlterPresse, Yves Pierre, membro do Comitê do Coletivo de Mobilização pela Reparação das vitimas do Cólera, assimila esta recomendação como uma encenação dos países da comunidade internacional que se dizem os melhores amigos doa Haiti, onde Ban Ki-moon é o autor. 
A violência se concentra hoje nas grande aglomerações; há um forte aumento do número de homicídios;  os bandos armados nos bairros continuam sendo a fonte principal da insegurança: a Policia Nacional do Haiti (PNH) não pode nem mesmo assegurar a segurança no interior sobre todo o território, são elementos do quadro argumentativo do secretários geral da ONU.
Problemas, que encontram sua explicação nas "más condições sócio-económicas", segundo Yves Pierre, que acredita que o desafio de superar o país não está nas armas.
O Coletivo de Mobilização pela Reparação das vitimas do Cólera segue sustentando a retirada da missão da ONU do país, missão que deverá usar um orçamento de 648,394.00 dólares  – necessários ao funcionamento da MINUSTAH – que seria usado para o financiamento de ações de resolução de problemas sociais básicos e apoiar a PNH
“A fome e a falta de acesso aos serviços sociais básicos são as únicas ameaças para o Haiti", acrescentou o ativista, dizendo que evocar a fraqueza da polícia nacional no Haiti é um pretexto, já que a presença MINUSTAH nos últimos 8 anos (desde junho de 2004) não resolveu os problemas.
O Coletivo de Mobilização pela Reparação das Vitimas do Cólera reclama justiça para as vítimas do cólera , que apareceu no Haiti em 19 de outubro de 2010.
Pesquisas mostrara que a linhagem do vibrião colérico que causa a doença são provenientes do contingente do Nepal, que esteve baseado em Mirebalais (planalto central, cerca de 40 km a nordeste da capital), não muito longe dos lugares onde a epidemia teve o seu início.
Mais de 7.000 mil pessoas já morreram devido a esta epidemia, que continua a fazer vítimas na população.
O grupo também pretende participar de uma eventual mobilização que deve ocorrer em frente à sede da ONU em Nova York, segunda-feira, 15 outubro de 2012 para exigir a retirada da MINUSTAH no Haiti.
Este encontro será um símbolo de solidariedade de todas organizações do Continente Americano e do Caribe, antecipa o Coletivo.