2 de abr. de 2014

Chamado da coordenação haitiana pela retirada das tropas da ONU do Haiti.

2004-2014 : Dez  anos é demais, a MINUSTAH deve partir!
Após o golpe de Estado - sequestro de 20 de fevereiro 2004 contra o presidente Jean Bertrand Aristide, democraticamente eleito para um mandato de 5 anos, as grandes potências imperialistas : Estados Unidos, França, Canadá entre outras, impuseram ao Haiti uma força de ocupação, diziam eles, para estabilizar o país. Essa força se chama Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e é composta de soldados de alguns países do continente entre os quais a Argentina, o Uruguai, o Chile, a Bolivia... e é chefiada pelo Brasil.
Dez anos depois o balanço da MINUSTAH é calamitosos em termos de violação dos direitos à autodeterminação do povo haitiano e dos direitos humanos cujo respeito é a ONU, enquanto Organização, a responsável por garantir. Os soldados da ONU participaram de diversos massacres ocorridos nos bairros pobres: Cité Soleil, Bel Air, La Saline, Grand-Ravine.
Eles não cessam de cometer crimes de estupro, de enforcamento, de homicídio, de tortura no país, e, tudo na mais completa impunidade. Para eles a imunidade é sinônimo de impunidade. Em 2010, os soldados da ONU introduziram a epidemia do cólera no Haiti que já matou mais de 8.000 haitianos e infectou 800.000 outros. Além disso, a presença da força da ONU não faz progredir a democracia no Haiti. A realização de eleições está atrasada há mais de três anos não permitindo a renovação  política e administrativa. O mau governo e a corrupção tornaram-se a regra sob o olhar da MINUSTAH.
No plano legal, a presença das forças da ONU no Haiti viola a carta das Nações Unidas, a carta da Organização dos Estados Americanos e a Constituição haitiana. O povo haitiano jamais aceitou a presença dessa força. Manifestações em todo o território haitiano, assim como uma resolução do Senado exigem a retirada incondicional da MINUSTAH do Haiti. O verdadeiro objetivo da força da ONU é o de sujeitar e tornar servil a primeira República Negra do mundo. “Há duas maneiras de subjugar e conquistar uma Nação: uma pelas armas, a outra pela dívida”, dizia John Adams.
Para o Haiti, a escolhida foi a primeira opção, depois que a segunda falhou.
Solidariedade internacional.
Desde 2008, o Haiti beneficiou-se da solidariedade dos povos dos mais diferentes países, notadamente da América Latina e do Caribe:
-          Junho de 2008, uma conferência foi realizada em Porto- Príncipe.
-          Em 5 de Novembro de 2010, em São Paulo, um Ato Continental exigiu a retirada imediata das tropas da ONU do Haiti.
-          Nos dias 16, 17 e 18 de Novembro 2011, ocorreu uma conferência caribenha em torno do tema : “Juntos por um Haiti soberano : Fora a MINUSTAH”, em Vertieres, cidade de Cabo Haitiano.
-          1º de Junho de 2012, Jornada Continental em Porto Príncipe sobre “ Pela retirada imediata da MINUSTAH do Haiti e pela plena soberania do povo haitiano”.
-          A resolução do Senado de 28 de maio de 2013 dando prazo para a retirada da MINUSTAH até 28 de maio de 2014.
-          De 31 de Maio ao 1º de Junho 2013, uma conferência continental pela retirada das forças da ONU em torno do tema “Defender o Haiti, é defender a nós mesmos”.
-          Em 10 de Outubro, uma delegação esteve nas dependências da ONU em Nova York para entregar aos responsáveis das Nações Unidas as principais reivindicações do povo haitiano que não são outras que a retirada imediata das tropas da MINUSTAH e a indenização das vítimas do cólera. O governo haitiano, sob a batuta da ONU, se recusa a atender as reivindicações.
Apoiado em todas essas atividades, o combate pela retirada das tropas da ONU, pelas indenizações das vítimas do cólera, pela restituição dos montantes extorquidos após a Independência deve continuar sem trégua.
Dez anos, é demais !
É inaceitável!Nós dizemos NÃO à ocupação !
Nós jovens, estudantes, trabalhadores, camponeses, organizações sindicais, progressistas, dos movimentos democráticos, das mulheres, do povo dos bairros populares, hoje mais do que nunca, chamamos para uma grande mobilização contra as tropas da ONU no Haiti.
Nessa perspectiva, propomos a Organização de uma Jornada Continental de mobilização em 1º de Junho 2014, data que marca o 10º aniversário do desembarque das forças da ONU, com atos, manifestações, delegações, que interpelem os governos dos países da CELAC, em particular, iniciativas junto aos respectivos parlamentos, para que apoiem a resolução do Senado haitiano,

Primeiros signatários:
Haiti-Liberté, Yves Pierre-Louis; Coordenação Dessalines (KOD), Oxygène David; Movimento Liberdade e Igualdade pela Fraternidade dos Haitianos (MOLEGHAF), Thomas Jean-Dieufaite; Grupo de Iniciativa dos Educadores em Luta (GIEL), Léonel Pierre; Central de Trabalhadores dos setores público e privado (CTSP), Jean Bonald G. Fatal; Grupo haitiano simpatizante da 4a International, Joachim Stanley-wood Duckson; Partido Revolucionário pela Organização e o Progresso (PROP), Simeon Wisly; Comitê de Ligação de Organizações de Base e de Sindicatos (GLOBS), Raymond Davius; Senador Moise Jean-Chales.