27 de mai. de 2014

10 Anos: Basta! Fora as Tropas da MINUSTAH do Haiti - Release das Atividades da Jornada Continental no Brasil

No dia 22 de maio, a Câmara dos Vereadores de São Paulo realizou sessão solene de entrega do título de cidadão paulistano ao senador haitiano Jean Charles Moise.
Juliana Cardoso (PT) e Moise
Iniciativa da vereadora Juliana Cardoso (PT), a sessão solene foi convocada em conjunto pelo Comitê Defender o Haiti é Defender a Nós Mesmos e se constituiu num ato pela Retirada das Tropas da ONU do Haiti, parte da Jornada Continental pelo fim da ocupação militar daquele país.
Em pé Barbara Corrales do Comitê Defender o Haiti é defender a nós mesmos, a esquerda Renato Simões Deputado Federal do PT e Moise no centro. 
Além da vereadora Juliana, compuseram a mesa os deputados do PT Adriano Diogo (estadual) e Renato Simões (federal); os vereadores do PT José Américo Dias, presidente da Câmara e Paulo Fiorilo,  presidente do Diretório Municipal do PT-SP; João B. Gomes, pela CUT; Milton Barbosa pelo Movimento Negro Unificado e Flavio Jorge, pela CONEN; Erik Bouzan, Juventude do PT e Luã Cupollillo da Juventude Revolução; Markus Sokol, membro do Diretório Nacional do PT; Gegê, da Central de Movimentos Populares e Cleiton Gomes, diretor do Sindicato dos professores Municipais de SP;  Antonio Pinto e Catia Silva representaram a Secretaria pela Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo. Uma expressiva delegação de imigrantes haitianos esteve presente.
Adriano Diogo, deputado estadual do PT
 José Américo, que também é membro da Comissão Executiva Nacional do PT, reafirmou que "sou pela retirada das tropas". O Presidente do PT municipal de SP, igualmente, colocou-se a disposição para os encaminhamentos da campanha pela retirada das tropas do Haiti e a vereadora Juliana, que também faz parte da CEN do PT revelou que  “a diplomacia do Brasil no Haiti chegou a questionar essa concessão, mas em conjunto com o Comitê e os movimentos mantivemos essa decisão”. E, provocando uma reação de entusiasmo dos haitianos, acrescentou "estamos com vocês até o fim”.


Nesta que foi a terceira visita ao Brasil do senador haitiano Jean Charles Moise ele também participou de atividades em Brasília nos dia 20 e 21/5. Na Câmara dos Deputados houve Audiência Pública sobre a presença das tropas brasileiras no Haiti, por iniciativa dos deputados federais Fernando Ferro (PT/PE) e Renato Simões (PT/SP). Ferro declarou “a presença militar do Brasil no Haiti preocupa. O governo deve adotar uma postura de transição para a retirada das tropas". O deputado Renato Simões (PT-SP), que requereu a audiência pública, também se manifestou favorável à retirada gradual das tropas brasileiras, como diz a Resolução do Senado haitiano e completou "devemos trazer para o Congresso essa discussão de estabelecer um prazo de retirada das tropas brasileiras”.
 Na Comissão de Direitos Humanos do Senado, Moise reuniu-se com os senadores Ana Rita (PT-ES), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Wellington Dias (PT-PI) que decidiram "pedir que o Brasil lidere os países latino-americanos na retirada", embora ainda sem estabelecer prazo. O senador foi recebido pelo ministro da Defesa Celso Amorim. Também foi decidido constituir uma comissão de senadores para averiguar as condições dos haitianos imigrantes em São Paulo.

Comissão direito Humanos Câmara dos Deputados: Suplicy, Jean Charle Moise (senador Haitiano, Markus sokol (DN-PT), Ana Rita e Wellington Dias
Pronunciamento dos deputados Ferro e Simões no plenário da Câmara pela retirada das tropas do Haiti foram reproduzidos no boletim da Bancada Federal (23/05/2014) e repercutiram na Voz do Brasil.
Deputado Ferro, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados.
Em suas intervenções nessas diversas reuniões, o senador esclareceu que o sentido da presença das tropas da ONU no Haiti é atender a interesses que são estranhos ao povo haitiano e aos povos dos países que enviaram tropas. Ao receber o título de cidadão paulistano ele destacou:  "em 2004, as tropas foram enviadas com a promessa de estabilizar o país por seis meses. A situação melhorou? Não, pelo contrário, piorou. Uma resolução do Senado do Haiti, aprovada por unanimidade pede a retirada das tropas até o dia 28 [de maio de 2014], mas não há sinal de que elas sairão. O Haiti não está em guerra com outro país e não está em guerra civil. A luta pela desocupação se insere na união dos povos contra as forças imperialistas. Seria melhor enviar tratores que tanques de guerra. Em nome de uma suposta desordem, a presença das tropas garante a exploração de nossas riquezas naturais pelas oligarquias e pelos monopólios multinacionais. Retiram o direito do povo à  autodeterminação, o direito de ter um país independente e soberano". 
Blog: www.retiradatropashaiti.blogspot.com.br/
Facebook: www.facebook.com/retirada.tropas.haiti
E-mail: comitedefenderhaiti@uol.com.br

Senador Haitiano pede ajuda brasielira e retirada de tropas da ONU

Matéria publicada no Jornal Folha de SP.

Confira:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/05/1458414-senador-haitiano-pede-ajuda-brasileira-e-retirada-de-tropas-da-onu.shtml

Senadores recebem pedido de apoio à retirada de tropas da ONU do Haiti: Assista a Vídeo da TV Senado

Veja na TV Senado do Brasil - matéria com o senador Moise

http://youtu.be/3fpiKpQrB0k

Senadores da CDH recebem pedido de apoio à retirada de tropas da ONU do Haiti

O senador haitiano Jean Charles Moise veio ao Senado brasileiro nesta quarta-feira (21) para pedir apoio à campanha pela retirada total das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). Uma resolução aprovada por unanimidade pelo Senado haitiano em maio do ano passado recomenda a retirada, até 28 de maio de 2014, da missão comandada pelo Brasil e que está no Haiti desde junho de 2004 para garantir a ordem após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide, em março daquele ano.

Jean Charles Moise foi recebido por três senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH): a presidente, Ana Rita (PT-ES), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Wellington Dias (PT-PI). Para Moise, depois de dez anos de missão da ONU no Haiti, as tropas prejudicam o desenvolvimento econômico e social do país.

Suplicy, Jean Charle Moise (senador Haitiano, Markus sokol (DN-PT), Ana Rita e Wellington Dias

— A presença da Minustah no Haiti não quer dizer nada para os haitianos. Ao contrário, a cada vez que o povo se mobiliza contra a corrupção, a má governança e a fraude, a Minustah é usada para reprimir a população. É por isso que nós pedimos a retirada das tropas. O Haiti deve ser um país livre, e a presença da Minustah ataca a soberania do país — disse.

A senadora Ana Rita prometeu entrar em contato com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), para discutir de que maneira as duas comissões poderão encaminhar a questão.

Já o senador Eduardo Suplicy levará o pedido de retirada da Minustah do Haiti aos ministros da Defesa, Celso Amorim, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

— Tendo em conta o que relatou o senador Moise, acho que é importante que as autoridades brasileiras tenham conhecimento do depoimento dele — afirmou.

Refugiados

O senador Jean Charles Moise disse que a manutenção das tropas da Minustah no Haiti colabora para o agravamento da crise dos refugiados. Mais de 20 mil haitianos já entraram no Brasil, a maioria por meio do Acre. Muitos seguiram viagem para outros estados, principalmente São Paulo.

Moise fez na última segunda-feira (19/5) uma visita aos refugiados na capital paulista. Nesta quinta-feira (22/5), ele retornará a São Paulo para receber da Câmara Municipal o título de Cidadão Paulistano.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Entrevista com o Ricardo Seintefus, ex- Representante Especial da Secretária Geral e Chefe do Escritório da OEA no Haiti (2009-2011)

Em entrevista a Telesur, Ricardo Seintefus, ex- Representante Especial da Secretária Geral e Chefe do Escritório da OEA no Haiti (2009-2011), denuncia as ações e ingerências da ONU e OEA na ocupação do Haiti.

No vídeo, seu depoimento vivo deixa claro as ingerências das instituições que organizaram e patrocinaram a ocupação, nas eleições. Em 30 minutos de entrevista, cita diversas denúncias ja feitas em seus livro, sobre a presença da missão da MINUSTAH no Haiti.

Mesmo com posições distintas das deste Comitê, suas denúncias das ações da ONU e OEA no país somente reforçam a necessidade da imediata retirada das tropas para respeito da soberania do povo haitiano.

confira:

http://multimedia.telesurtv.net/web/telesur/#!es/video/entrevista-especial-con-ricardo-seitenfus

 .

20 de mai. de 2014

Senador haitiano inicia visita ao Brasil, parte da Jornada Continental pela Retirada das Tropas

O senador haitiano Jean Charles Moise, que está no Brasil a convite do Comite "Defender o Haiti é Defender a Nós Mesmos" esteve ontem, dia 19 de maio, em visita à comunidade haitiana que vive em São Paulo. Já são mais de 20 mil haitianos que vieram ao Brasil obrigados pela situação de desemprego causada pela  pilhagem do Haiti pelas multinacionais, sob cobertura da Minustah que chegam ao Brasil em busca de trabalho.

Na região do Glicério, onde a comunidade haitiana se concentra, no centro de SP

Denunciaram as péssimas condições de trabalho e pediam providências neste sentido.  Seu destino é o sul e sudeste do país e sua chegada causou reação xenofóbica do governo do PSDB de SP - terra de imigrantes-  que se declarou “indignado” com a chegada destes trabalhadores. E ameaçou denunciar na OEA o governo do Acre – responsável pela emissão dos primeiros documentos e que providenciou transporte até São Paulo. Entrando em condições precárias por este estado, essa onda migratória é mais uma dramática consequência da ocupação militar do Haiti, desde 2004, por tropas da ONU, a Minustah, comandada pelo Brasil. Para piorar, foram soldados dessas tropas que levaram a epidemia de cólera para o Haiti. Mas, em qualquer caso, a legalização desses trabalhadores para que se integrem em condições dignas ao mercado de trabalho no Brasil é uma obrigação das três esferas de governo, municipal, estadual e nacional.

Senador Moise em reunião com haitianos na ocupação do MMPT  em São Paulo

Agenda em Brasilia

21/5 -  Quarta Feira

- 8 hs Reunião na Comissão de Direitos Humanos do Senado com os senadores Ana Rita, Suplicy e Wellignton Dias

- 16 hs Audiência Publica no Congresso organizada pelos deputados Renato Simões e Fernando Ferro do PT  e Luiza Erundina do PSB

São Paulo

22/5

- 13 hs Coletiva de Imprensa na Câmara dos Vereadores de SP

- 19 Hs Ato na Câmara dos Vereadores onde recebe o Titulo de Cidadão Paulistano

23/5

- Tentativa de Audiência com o Prefeito Fernando Haddad

Entrega do título de Cidadão Paulistano ao Senador Haitiano Jean Charles Moise

Campanha pela Retirada das Tropas do Haiti - 10 anos de Ocupação, BASTA!
Dia 22/5 - 5ª Feira, 19h - Camara dos Vereadores de São Paulo

Entre 19 e 22 de maio, a convite do Comitê “Defender o Haiti é Defender a Nós Mesmos” (ALESP/SP), estará no Brasil o senador haitiano Jean Charles Moise que faz parte do Comitê Haitiano pela Retirada das Tropas.

O senador vem ao Brasil em meio a uma crise migratória, pois mais de 20 mil haitianos já entraram no Brasil em busca de trabalho, tendo como destino o sul e sudeste do país, o que causou uma reações xenofóbica do Governo paulista (PSDB) que se declarou "indignado" com a chegada desses trabalhadores. Para falar diretamente com haitianos recém-chegados, o senador visitará, dia 19/5 às 18 h, o abrigo criado pela prefeitura, em São Paulo, na Rua do Glicério.

Em Brasília, Moise participará de reunião no Senado dia 20/5 organizada pelos senadores Suplicy (PT/SP) e Wellington Dias (PT/PI) e, no dia 21/5, de Audiência Publica no Congresso Nacional, organizada pelos deputados Renato Simões (PT/SP), Fernando Ferro (PT/PE) e Luiza Erundina (PSB/SP).

No dia 22 de maio, de volta em São Paulo, às 19 horas, receberá o título de Cidadão Paulistano na Câmara de Vereadores, por iniciativa da vereadora Juliana Cardoso (PT/SP). Essas atividades integram a Jornada Continental convocada pela Coordenação Haitiana pela Retirada das Tropas da ONU do Haiti, da qual faz parte o senador Moise, e que reúne organizações políticas, sindicais e democráticas no Haiti.

A Jornada tem ainda atividades previstas em Nova York (EUA), na cidade do México, em Guadalupe e, na América do Sul, na Argentina, Uruguai e Peru. No centro da Jornada, a "Retirada imediata das tropas: 10 anos Basta!",

Um breve histórico

Esta é a terceira vez que o senador vem ao Brasil. Da ultima vez, a convite do PT, esteve no 5o.  Congresso Nacional (2013) durante o qual conversou brevemente com a Presidente Dilma sobre a situação do Haiti - e foi calorosamente aplaudido pelo plenário, numa demonstração de solidariedade dos delegados ao povo haitiano.Desta vez, sua visita se dá ao final do prazo de 28 de maio de 2014 que o Senado do Haiti estipulou para a "retirada progressiva e ordenada das tropas da Minustah" (Missão da ONU pela Estabilização do Haiti). Unânime, essa decisão foi adotada há um ano e destaca o papel do Senado como co-depositário da Soberania Nacional.

A retirada da Minustah é vista, cada vez mais, como condição para o restabelecimento da democracia e para que o povo possa, de fato, exercer sua soberania. A escolha do atual presidente, Michel Martelly, pela comunidade internacional que dirige a ocupação do Haiti em eleições fraudadas é um exemplo de como a ingerência da Minustah provoca o desmantelamento das instituições políticas do Haiti e da democracia. Martelly que ficara em terceiro lugar no 1o. turno das eleições ocorridas em novembro de 2010, por pressão dos Estados Unidos, via OEA, foi colocado para concorrer no 2o. turno e declarado vencedor com abstenção de 78%.

Segundo Ricardo Seitenfus, ex- Representante Especial da Secretária Geral e Chefe do Escritório da OEA no Haiti (2009-2011), que denunciou as ações e ingerências da ONU e OEA na ocupação do Haiti e foi demitido do cargo "a eleição nacional foi contestada no que só poderia ser chamado de uma crise eleitoral. Centenas de milhares de eleitores ou eram excluídos do processo eleitoral ou boicotaram a votação depois que o partido do presidente deposto Aristide - o Fanmi Lavalas - foi proibido de participar. Em 28 de novembro de 2010, na ausência de qualquer discussão ou decisão sobre o assunto, o então chefe da MINUSTAH Edmond Mulet, falando em nome do Grupo Core (Ou Grupo Central, do qual faziam parte à epoca Brasil, Canadá, Espanha, EUA, França, ONU , OEA e União Europeia) tentou remover [então presidente do Haiti] René Préval de poder e mandá-lo para o exílio. Enquanto isso, a Embaixada dos EUA em Porto Príncipe publicou um comunicado de imprensa ignorando os resultados da votação e impondo sua posição".

Reagindo ao crescente movimento popular de contestação ao governo Martelly - que se intensificou no segundo semestre de 2013-, o governo do Uruguai chegou a ameaçar a retirada das tropas caso não houvessem eleições e uma missão conjunta de chanceleres do Brasil e do Uruguai estiveram na sede da ONU, no final de 2013, de onde viajaram diretamente ao Haiti. Sob pressão, o governo Martelly estabeleceu um "diálogo nacional", sob a égide da Igreja, e assinou um acordo, denominado Acordo de El Rancho que anuncia eleições para 26 de outubro de 2014, com o apoio da OEA. No entanto, nem o Senado e nem a Câmara dos Deputados homologaram o Acordo de El Rancho – ambas as casas parlamentares, juntamente com os principais partidos oposicionistas, pedem a formação de um novo organismo eleitoral para garantir a organização e supervisão de eleições.

Senador Jean Charles Moise

O senador Jean Charles Moise iniciou sua nos anos 80. Dirigente do movimento camponês no norte do Haiti, em Milot, foi eleito prefeito em 1995 e depois outra vez até o golpe de estado de 29 de fevereiro de 2004, quando forças imperialistas lideradas pelos Estados Unidos, França e Canadá sequestrou o então presidente eleito, o padre Jean-Bertrand Aristide e o levaram para o exilio na África. Moise, junto com outros 400 prefeitos eleitos, foi obrigado a abandonar seu cargo por sua identificação com Fanmi Lavallas, partido do presidente deposto à força. Participou do governo Preval e foi eleito senador em 2007.



17 de mai. de 2014

Agenda do Senador Moise do Haiti no Brasil

Atividades pre-chegada
Domingo dia 18/5 as 9 hs - Igreja do Imigrante - convite a comunidade haitiana

São Paulo
Chegada 19/5 pela manhã Segunda feira
 - 17 hs - Visita ao Abrigo dos Haitianos na Rua do Glicério junto com Secretaria Direitos Humanos de SP
- 19 hs - Visita a Ocupação da Rua Marconi
- 20 :30 hs Jantar de Boas Vindas ao Senador

Brasilia
20/5 -  Terça feira
- 11 hs Audiencia na Comissao de Direitos Humanos do Senado com os senadores Ana Rita, Suplicy e Wellignton Dias
21/5 -  Quarta feira
- 16 hs Audiencia Publica no Congresso organizada pelos deputados Renato Simões e Fernando Ferro do PT  e Luiza Erundina do PSB

São Paulo
22/5
- 11 hs Coletiva de Imprensa na Camara dos Vereadores de SP
- 19 Hs Ato na Camara dos Vereadores onde recebe o Titulo de Cidadão Paulistano
23/5
- Tentativa de Audeincia com o Prefeito Fernando Haddad
- 19 Hs Ato na Camara dos Vereadores onde recebe o Titulo de Cidadão Paulistano



8 de mai. de 2014

Reunião de preparação ao Ato de entrega do Titulo de Cidadão Paulistano ao Senador Jean Charles Moise do Haiti

No próximo dia 22 de maio será realizado um Ato na Câmara dos Vereadores de São Paulo para a entrega do 'Titulo de Cidadão Paulistano' ao Senador Jean Charles Moise do Haiti, autor do proposta, aprovada por unanimidade pelo Senado Haitiano, pedindo a retirada das tropas do Haiti.

Vocês, que aceitaram o convite do Comitê "Defender o Haiti é Defender a Nós Mesmos" para estar na mesa, estão convidados para organizar conosco a atividade em São Paulo e a recepção ao senador haitiano e suas atividades na capital.

Por isso convidamos todos os aderentes do Comitê "Defender o Haiti é Defender a Nós Mesmos" para uma reunião de preparação Dia 13 (terça-feira) as 19h na Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo (Sala C - 1o. Subsolo - Luiz Tenório).

Este evento é parte da Jornada Continental pela Retirada das Tropas do Haiti, que terá organizada em Brasilia uma Audiencia Publica no Congresso Nacional no dia 21 de Maio.

Saudações 
Barbara Corrales, pelo Comitê Defender o Haiti é Defender a Nos Mesmos.