9 de out. de 2012


Prestaçao de contas das mobilizações de 27 de setembro de 2012 em Cap-Haitien

Manifestação no Haiti.


Todas as organizações e movimentos sociais e os sindicatos concordaram em reunir os seus esforços com o objetivo comum de lutar contra o alto custo de vida, exigir do governo a retirada imediata da MINUSTAH, a criação de empregos, eletricidade e infra-estrutura a fim de alcançar uma melhora na qualidade do serviço público para atender a todos os cidadãos. E reivindicar do governo uma política de reabsorção para finalmente colocar o país com acesso real à sua produção. Esta mobilização se realizaou em seguida à conferência Caribenha realizada em Cap-Haitien, em novembro de 2011, passando pela mobilização de 01 de junho, a Jornada Continental de mobilização que marcou os oito anos das tropas da ONU (Minustah) no solo do Haiti. Desde então, a  CATH  Central Autonoma dos Trabalahdores do Haiti mandatou seu representante do Departamento do Norte, particularmente em Cap-Haitien,  para trabalhar com todas as organizações existentes na cidade , em particular com a ACNH, que é uma associação nacional, uma das principais organização de mobilização. O que permitiu, depois de um mês no qual o  departamento norte esta em alerta, a mobilização regular de milhares de pessoas reais que afirmam Abaixo querida vida! Abaixo o governo Marthelly / Lamorth! Abaixo a Minustah! Abaixo os falsos políticos eleitos! Viva o Haiti livre e democrático!
O departamento do norte esta em sintonia com o resto e em todo o país cresceu a exigencia, à uma só voz, de que o governo dê uma solução rápida para o problema levantado.
Eu, como representante da CATH estive presente na manifestação em 27 de Setembro com o mandato de todas as organizações que participam deste movimento para publicar as demandas da população, através de orgãos internacionais e dar conhecimento ao movimento operário em geral . As fotos desta demonstração estão anexadas a esta nota e peço a todos os meus amigos do Acordo Internacional dos Trabalhadores, e do Caribe, que integrem as imagens em seus jornais e mandem cópias enviadas para que nós possamos publicar para as organizações signatárias. 
Uma nota: a seção norte da CATH faz parte deste grande movimento pela emancipação do povo haitiano e do movimento operário, em particular. E mo dia 5 de Outubro a CATH deve convocar uma manifestação ao lado de outras organizações, no contexto do Dia Mundial do Trabalho Decente. Também no espírito de unidade, as nossas intervenções têm sido relatados na Radio  Visão 2000 e em todas as estações de rádios locais e redes de  televisão.
Organizações signatárias: ACNH, COSPRENN, SIKLON, REPO, REJA, BPN, FEMODEK, IC, KOPB, CATH, COCIAS, FTN, GRATAGE

Cap-Haïtien, 28 de Setembro de  2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário