20 de mai. de 2014

Senador haitiano inicia visita ao Brasil, parte da Jornada Continental pela Retirada das Tropas

O senador haitiano Jean Charles Moise, que está no Brasil a convite do Comite "Defender o Haiti é Defender a Nós Mesmos" esteve ontem, dia 19 de maio, em visita à comunidade haitiana que vive em São Paulo. Já são mais de 20 mil haitianos que vieram ao Brasil obrigados pela situação de desemprego causada pela  pilhagem do Haiti pelas multinacionais, sob cobertura da Minustah que chegam ao Brasil em busca de trabalho.

Na região do Glicério, onde a comunidade haitiana se concentra, no centro de SP

Denunciaram as péssimas condições de trabalho e pediam providências neste sentido.  Seu destino é o sul e sudeste do país e sua chegada causou reação xenofóbica do governo do PSDB de SP - terra de imigrantes-  que se declarou “indignado” com a chegada destes trabalhadores. E ameaçou denunciar na OEA o governo do Acre – responsável pela emissão dos primeiros documentos e que providenciou transporte até São Paulo. Entrando em condições precárias por este estado, essa onda migratória é mais uma dramática consequência da ocupação militar do Haiti, desde 2004, por tropas da ONU, a Minustah, comandada pelo Brasil. Para piorar, foram soldados dessas tropas que levaram a epidemia de cólera para o Haiti. Mas, em qualquer caso, a legalização desses trabalhadores para que se integrem em condições dignas ao mercado de trabalho no Brasil é uma obrigação das três esferas de governo, municipal, estadual e nacional.

Senador Moise em reunião com haitianos na ocupação do MMPT  em São Paulo

Agenda em Brasilia

21/5 -  Quarta Feira

- 8 hs Reunião na Comissão de Direitos Humanos do Senado com os senadores Ana Rita, Suplicy e Wellignton Dias

- 16 hs Audiência Publica no Congresso organizada pelos deputados Renato Simões e Fernando Ferro do PT  e Luiza Erundina do PSB

São Paulo

22/5

- 13 hs Coletiva de Imprensa na Câmara dos Vereadores de SP

- 19 Hs Ato na Câmara dos Vereadores onde recebe o Titulo de Cidadão Paulistano

23/5

- Tentativa de Audiência com o Prefeito Fernando Haddad

Nenhum comentário:

Postar um comentário